Skip to content

Viajar Sem Gerar Lixo: como se preparar para não produzir lixo enquanto viajando

Viajar sem gerar lixo tem sido uma experiência de grandes descobertas e aprendizados pra mim.

Na minha primeira vez viajando consciente do lixo que produzia fiquei completamente apavorada com a quantidade de desperdício que geramos estando fora de casa por um certo tempo e o quão natural e confortável nos sentimos nessa sociedade que não se incomoda de consumir, jogar fora, e esquecer que aquele lixo existiu.

Já descrevi sobre desperdício gerado em aviões aqui, hoje, quero mostrar como me preparo e desfruto de uma viagem, seja de férias ou à trabalho, sem deixar nada (ou quase nada) de lixo pra trás.

The zigzag road seen from the train going from Myrdal to Finse, in Norway
Estrada em zigzag que vimos pela janela do trem que ia de Myrdal até Finse, na Noruega.

Antes de sair de casa, tem aquela lista

Se você é como eu provavelmente já tem pronta aquela lista de ítens essenciais para viagem que conta até quantas camisetas e meias você precisa empacotar para um determinado número de dias fora de casa. Listas são melhores amigas, e agora eu não só tenho a lista de viagem padrão, mas uma especial para não esquecer de embalar todas as coisas essenciais para não produzir lixo.

Abaixo segue a minha lista de forma descritiva para você usar de base e acreditar que é possível produzir bem menos lixo na sua próxima viagem!

Higiene pessoal

Ítens de higiene pessoal já faziam parte da minha lista padrão de viagem mas agora eles são mais especiais e necessitam de mais atenção e carinho, dado que preciso comprar nas lojas certas ou fazê-los com antecedência.

Shampoo e Condicionador em barra
Eu adoro em barra pois é muito mais fácil de carregar e manusear, não faz meleca e nem tem risco de me parar na segurança dos aeroportos. Ainda, como não é líquido, não precisa ir no saquinho de plástico exigido por algumas companhias aéreas. Eu compro na Lush e, quando viajo, uso o shampoo como sabonete para o corpo e rosto também.

Desodorante feito em casa
Desodorante é uma coisa bem complicadinha de acertar e encontrar o ideal pra você e por isso ainda não postei a minha receita aqui (e já testei 3 diferentes!), mas ela é basicamente vodka (sim, vodka), vinagre e óleos essenciais.

Escova de dentes de bamboo
Já parou pra pensar que, considerando que toda a nação tem o hábito de escovar os dentes e trocar a escova de dentes pelo menos uma vez por ano (chutando bem baixo), somente o Brasil joga no lixo, no mínimo, ~200 milhões de escovas de dente por ano?

Existem formas de reciclagem, porém você precisa saber exatamente quem coleta, normalmente projetos sociais temporários que transformam as escovas em outros produtos, e existem pontos de coleta da Colgate também.

Eu acho muito trabalhoso e prefiro começar certo do que tentar acertar no final, e por isso as escovas de dente de bamboo 100% biodegradáveis tem funcionado muito bem aqui em casa! Utilizamos por ~4 meses e quando não dão mais conta vão parar na compostagem sem culpa nenhuma 🙂

A marca que usamos é a sueca HumbleBrush e tanto a escova quanto a embalagem são biodegradáveis e podem ir para a compostagem, e é legal também que a cada escova vendida eles fornecem uma para crianças sem acesso à saúde oral em lugares menos desenvolvidos.

Pasta de dentes em pó
Já falei sobre as receitas que uso para pasta de dente e da grande descoberta do pó dental para viagem. É a melhor coisa, sério.

Here you can see my purple conditioner and yellow shampoo bars from Lush, the tooth powder in a reused candy can, my bamboo toothbrush and my homemade deodorante in a spray bottle. It all fits in a small nécessaire.
Péssima foto, mas aqui está meu condicionador roxo e shampoo amarelo da Lush, pó dental em uma lata de balas reutilizada, minha escova de dentes de bamboo e meu desodorante feito em casa em uma garrafinha de spray. Tudo isso cabe dentro de uma pequena nécessaire.

Protetor solar feito em casa
Fiz um protetor solar em casa com óleos essenciais e vitaminas, mas há boatos (assim como os boatos do bicarbonato na pasta de dente) que óleos atraem mais raios UV do que protegem. Por isso ainda não publiquei a minha receita quero testar por mais um tempo, conversar com meu especialista e encontras as pesquisas oficiais certas a respeito dos ingredientes essenciais para a real proteção contra raios solares.  Assim que eu tiver mais conhecimento comprovado posto a receita aqui.

Maquiagem?
Eu raramente uso maquiagem e por isso sou daquelas que tem uma coleção de maquiagem vencida e continua usando, se isso faz mal eu não sei, mas se um dia esse estoque acabar quero testar alguma das receitas interessantes que tem por aí, como essa receita de rímel!

Utilidades para o dia-a-dia

Sacolas de pano
Eu levo duas: uma para os utensílios de dia-a-dia e uma para compras. Coloco todas as tralhas que carrego o dia todo dentro de uma, essa sacola pode ir dentro de uma mochila, bolsa ou ainda dentro de outra sacola de pano 🙂

I now have a beautiful collection of Tote bags, in here one was bought in the Viking ships museum in Oslo and the other in the British museum in London <3
Já tenho uma coleção bem fofa de sacolas de pano, a da esquerda comprei no museu das embarcações Vikings, em Olso, e o da direita no British Museum, em Londres <3

Saquinhos de pano
Também tenho pelo menos dois sempre comigo. Esses servem para comprar coisas à granel caso encontre algo que me interesse, como chocolate, pães, frutas ou amêndoas, por exemplo.

Sacos de pano de todos os tipos, por exemplo, o último é daqueles que vem junto com as sandálias Melissa
Sacos de pano de todos os tipos, por exemplo, o da direita é daqueles que vem junto com as sandálias Melissa.

Caneca ou copo reutilizável
O ideal, pra mim, tem sido a minha jarra de café de dia-a-dia, pois é de vidro resistente para bebidas frias ou quentes e tem tampa, então posso usar tanto para cerveja quanto para café para levar 🙂

Guardanapo de pano
Sempre útil para, obviamente, ser usado como guardanapo, mas também para enrolar coisas, como um croissant, queijo ou pedaço de bolo. Também pode ser usado para secar as mãos e aí você não precisa usar aquelas máquinas barulhentas de banheiro de restaurante que gastam energia e nem secam nada de qualquer forma.

"<yoastmark

Uma garrafa de água reutilizável
Não saia de casa nunca sem uma garrafa de água reutilizável. Não. Saia. De. Casa. Nunca. Sem. Uma. Garrafa. De. Água. Reutilizável. Assim, você pode reabastecer a sua garrafa em um bebedouro, filtro ou até mesmo em uma cachoeira! Ainda, não caia na jogada da mídia que diz que água da torneira é ruim para beber, em muitas partes do mundo é completamente seguro beber água da torneira ou ferver a água para matar 100% dos perigos, e em outros lugares a água engarrafada vem da torneira mesmo.

Um canudo
De bamboo, de vidro ou de aço. Eu tenho um de aço que carrego sempre comigo, ainda estou aprendendo a utilizá-lo em lugares públicos, dado que dependendo do lugar você não está cara-a-cara com o bartender, ou o absurdo que acontece em qualquer estabelecimento de Londres onde eles testam a sua bebida com um canudo e jogam fora.

Uma lancheira/merendeira/pote com tampa
Prepare um lanche para o avião, e reutilize a sua lancheira quando chegar no destino. Além de usar para lanches durante passeios, já utilizei a minha para sobras de comida, usei como prato em restaurantes que serviam em descartáveis, em food trucks, comida para levar e para trazer guloseimas de lojas à granel de volta pra casa 🙂

Working, drinking green juice with my stainless steel straw in my mason jar and eating some snacks prepared in my stainless steel lunchbox
Trabalhando enquanto tomo um suco verde com meu canudo de aço e belisco um lanche preparado na minha lancheira.

Uma colher-garfo, ou uma colher e um garfo ()
Eu tenho uma colher e um garfo de madeira que ficam sempre juntos com o meu canudo, comprei o kit nessa lojinha Australiana na Etsy maravilhosa que faz coisas para Zero Lixo, mas pensando bem eu poderia ter ido atrás do material por aqui mesmo para montar o meu kit, quanto mais local você conseguir organizar as suas coisas, melhor.

Às vezes uma faca também pode ser útil, principalmente se você é um carnívoro irreparável! O problema de levar faca é ter que despachar a mala…

Chopsticks reutilizáveis
Sim! Eu nunca levei comigo, mas na minha última viagem eu queria muito comer um noodles baratinho e ali estavam os pauzinhos descartáveis produzindo lixo. Colocarei os chopsticks junto com a colher, o garfo e o canudo e terei junto comigo todo o tempo!

 Extras

Açúcar, adoçante ou mel
Muitos lugares servem esses aditivos embalados em papel plastificado ou plástico mesmo, então ter um frasquinho de açúcar se você gosta de adoçar o café não me parece uma má ideia.

Sal e pimenta
Seguindo o mesmo princípio acima, muitas vezes esses aditivos vem em embalagens, carregar o seu pode ser útil, estou querendo um kit de amoladores para viagem tipo esse faz um tempo já 🙂

Café solúvel ou chá
Já levamos conosco e é muito útil, adoro poder tomar um chá de vez em quando e alguns hotéis oferecem chaleira elétrica mas normalmente com sachés, ter o seu pote de chá ou café portátil é um conforto a mais.

"Cantinho


É isso! Viajar sem gerar lixo não é tão difícil quanto parece e, como eu sempre digo: vá devagar, teste algumas coisas, cada mudança faz a diferença, somos um indivíduo cada, mas juntos somos muitos.

Aqui você encontra a lista em formato de lista mesmo, e se tiver perguntas ou coisas a adicionar aos essenciais compartilha comigo! É sempre bom saber mais coisas que as pessoas estão fazendo por aí. Até a próxima!

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *