Skip to content

Onde Encontrar Produtos à Granel em Amsterdam

Encontrar substituições para produtos que compraríamos em embalagens descartáveis na primeira e rápida ida ao supermercado mais próximo é uma das coisas mais difíceis do início da vida sem desperdício, mas também uma das mais divertidas e gratificantes, já que além de você voltar pra casa com produtos que não vão gerar desperdício, você também está ajudando pequenas empresas e produtores, e conhecendo lugares e pessoas incríveis com histórias lindas.

Aqui em casa toda vez que precisamos de algo eu recorro à uma lista desorganizada no Foursquare ou listas randômicas na internet, bloco de notas no celular, etc. É sempre confuso, e por isso pensei em criar uma lista definitiva em algum lugar, e por que não aqui no blog mesmo?

Manterei este post atualizado com descobertas de lugares que vendam produtos à granel em Amsterdam, e também produtos sem embalagem ou em embalagens mais sustentáveis. Se você conhece algum lugar que não está na lista me avise para que eu visite e adicione aqui, e se você não mora em Amsterdam, lembre-se dessa lista quando estiver por aqui em uma visita 😉

Onde encontrar produtos à granel em Amsterdã

Para começar, aqui está o mapa que mantenho atualizado com a maioria dos lugares listados nesta publicação, o mapa provavelmente terá mais lugares, dado que é mais fácil adicionar nele primeiro e atualizar a publicação mais tarde, então fique à vontade para salvá-lo e role para baixo para obter mais detalhes sobre cada lugar!

Fazendas para comprar leite, ovos e queijo

Boerderij Ons verlangen, Broeker Gouw 5

Fazenda no norte de Amsterdam onde você pode levar sua própria garrafa e eles enchem com leite puro! Quando chegar em casa, ferva todo o leite fervendo-o por alguns segundos, deixe esfriar e guarde na geladeira. Ainda não fomos pois é bem longe de onde moramos, mas está na lista!

De Geitenboerderij, Nieuwe Meerlaan 4

Fazenda de cabras dentro do Amsterdamsebos, que fica entre Amsterdam e Amstelveen. Aqui dá pra comprar leite de cabra, queijos de cabra e ovos orgânicos! Fora isso, a fazenda é maravilhosa, principalmente com crianças. Você pode interagir com os animais, galinhas, porcos, cabritinhos e cabritões, comer sanduíche de queijo de cabra com nozes e até tomar um sorvete feito com leite de cabra. Nós amamos esse lugar 

De Geitenboerderij, Amsterdamsebos

Feiras de rua para comprar direto do produtor

Noordermarkt, Noordermarkt

Acontece todo sábado, das 9:00 às 16:00, e segundas das 9:00 às 14:00.

Apesar de ser um pouco longe pra nós, o Noordermarkt é um dos mercados de rua que mais gostamos em Amsterdam, aqui tem de tudo um pouco, vegetais, grãos, pães, carnes, crepes, sanduíches, sucos e roupas de segunda mão e até a banca mais querida de todas: a banca de cogumelos! Só cogumelos. Incrível.

Cogumelos no Noordermarkt, Amsterdam

Puremarkt, Amstelpark, Amsterdamsebos, Frankendael Park 

Acontece um domingo em cada lugar, conferir datas aqui.

Uma das nossas feiras preferidas, a Puremarkt oferece de tudo! Vegetais, frutas, grãos, pães, queijos, carnes, azeitonas, hummus, mostardas, maioneses, sabão, roupas de tecido orgânico, … e também uma variedade deliciosa de comidas de rua, cerveja, sucos, música ao vivo, enfim, uma feira para passar o domingo inteiro com o coração aquecido.

Puremarkt Amstelpark, Amsterdam
Muitos tipos de feijão diferentes. Muitos sabores!

Albert Cuypmarkt, Albert Cuypstraat 

Acontece de segunda à sábado, das 9:00 às 17:00.

Sem dúvida a feira mais conhecida de Amsterdam, a frequentamos quando não tem Puremarkt no fim de semana, a maior vantagem é que está aberta praticamente todos os dias, exceto domingos. Aqui tem frutas e vegetais, hummus, azeitonas, amêndoas, queijos, pães, alguns doces deliciosos e muitos, muitos frutos do mar! Como essa é uma feira bastante frequentada por turistas, tem muuuitas bancas de tralhas também, sabe? Então eu acho um tanto estressante, mas o lado bom é que tem stroopwafels quentinhos e batata frita de cone pra agradar turistas e não-turistas! 🙂

Lojas locais para comprar grãos, chás e cafés

Delicious food, Westerstraat 24

Ao lado do Noordermarkt, a Delicious Food é a lojinha com a maior quantidade de produtos à granel que encontramos em Amsterdam. Os dispensadores  vão de nozes e amêndoas e outros tipos de sementes, até café, chocolate, massa, arroz, feijão, e até mesmo sal, pimenta, orégano e outros temperos. Tem algumas opções de frutas e vegetais sem embalagem também, e toda a loja só tem produtos orgânicos (apesar de muitos com embalagem!).

Delicious Food bulk store, Amsterdam
Arroz de todas as partes do mundo, mas a loja só oferece sacolinhas plásticas transparentes.

Tabak’s Notenbar, Rijnstraat 133

Essa mercearia tem uma variedade bem legal de cervejas especiais e vinhos orgânicos e, é claro, muitas nozes e amêndoas que você pode pedir para colocar nas suas próprios embalagens. Eles também tem um monte de tipos de mel diferentes e pasta de amendoim caseira (mel e pasta de amendoim em vidro)!

C’est Bon, Hogeweg 1a

Nessa loja é possível encontrar frutas secas, chocolate e amêndoas e comprar nos seus próprios sacos ou potes. Tem também café em grão e chás!

Simon Levelt, muitos locais, veja no mapa

A Simon Levelt é uma loja de café e chá à granel com 6 localidades em Amsterdam, e muitas mais em outras cidades da Holanda e da Bélgica também. Eles tem também todos os tipos de acessórios pra chá e café, é bem legal!

Lojas para comprar azeites e vinagres

Meeuwig & Zn, Haarlemmerstraat 70

A Meeuwig & Zn importa litros e mais litros de azeite extra virgem vindos da Itália, Espanha, Portugal, Grécia, França e Turquia e vende aqui em Amsterdam, à granel. Eles também vendem óleo de sementes como oléo de arnan e semente de moranga. Fora isso, mostrardas e vinagres, e alguns outros produtos em embalagens.

Oil & Vinegar, Beethovenstraat 70

Essa loja também vende azeites e vinagres e eles tem alguns vidrinhos lindos no local pra você escolher ou você pode levar os seus de casa. Eles também tem molhos e temperos já embalados em vidro ou lata e massas lindas, mas todas embaladas em plástico 🙁

Oil & VInegar store, Amsterdam

Lojas para comprar utilidades que auxiliam a viver sem desperdício

Dille & Kamille, Nieuwendijk 16-18

Loja de utensílios pra casa, a grande maioria das coisas são em madeira, inox, pedra ou vidro. Tem desde jarras e potes para guardar comida, canudos de metal, até coisas como limpador de privada ou de louça feitos de bamboo. Tem também alguns temperos e coisas à granel, como sabonete.

Eco-logishVan Slingelandtplein 9

A Eco-logish é uma loja de materiais de construção ecológicos () e também alguns utensílios e coisas para uso pessoal, como garrafas de água e copos de café reutilizáveis, as sacolas de pano para vegetais ou para compras, escovas de dente de bamboo, para as crianças tem brinquedos de madeira, mamadeira e chupeta de borracha natural, e muitas outras coisas! Aqui também é o único lugar onde encontrei o sabão Castille da marca Dr. Bonner. Eles atendem tanto no local quanto na loja online.

22 Comments

  1. O Ekoplaza vende café e cereais a granel também! Eu _acho_ que rola levar seus próprios recipientes, dá uma pesquisada 🙂

    • Verdade! Adicionei só uns lugares pequenos mas vou fazer uma section com o que tem em supermercados maiores! Valeu por lembrar 😉

  2. Guria! Descobri teu blog só na semana passada, vasculhei ele numa tarde inteira! hahahah! Tá tri massa! Me inspirei tanto que tô planejando fazer os saquinhos de tecido pra comprar a granel! Muchas gracias!

    • Que ótimo isso, Ana Carolina! Obrigada, fico muito feliz! Me conta depois do progresso dos teus planos por aí <3

  3. L Foster L Foster

    Thanks so much for this list!! I want to start plastic free shopping in Amsterdam & didn’t know where to start 😁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *