Skip to content

Julho Sem Plástico Chegou!

Reading Time: 9 minutes

E começou o Julho sem Plástico e eu não podia deixar passar sem convidar vocês para enfrentar o desafio, é claro!


O que é o Julho sem Plástico?

Julho sem plástico é uma iniciativa que visa aumentar a conscientização sobre os problemas com o plástico descartável e de uso único e desafia as pessoas a fazerem algo a respeito.

A campanha começou em 2011 pela equipe do Earth Carers Waste Education, na Australia.

Você pode se inscrever para a campanha oficial no site, o que é ótimo, e todas as semanas eles lhe enviarão dicas e truques sobre como viver sem plástico. Além disso, tem um monte de conteúdo excelente por lá, então dá uma olhada!

Mas eu também gostaria de propor um desafio simples para este mês, de mim para vocês, para que possamos nos capacitar e nos apoiar durante este mês. Então arregace suas mangas e vamos começar!

 


Meu desafio Julho sem Plástico pra você

Toda semana teremos um tópico principal para desafiar o nosso modo de consumo, todos os tópicos estão listados abaixo para que você possa ter uma idéia geral do que teremos alcançado ao final do mês. Vou publicar no Instagram e no Facebook todas as segundas-feiras para lembrarmos do desafio, então não esquece de me seguir lá!

O desafio começa na próxima segunda-feira (3 de julho) e termina na última segunda-feira do mês (31 de julho).

Documente sua jornada com os hashtags: #julhosemplastico #desafiovivasustentavel


Semana 1: Observe e tome notas

Eu sei, o mês de julho já começou e você está tipo “Ai e agora, não terei tempo de me organizar para participar!”, mas não se preocupe, porque eu vou te dar uma semana para realmente olhar ao redor e se organizar. Eu acredito que observação do nosso próprio comportamento é o primeiro passo para a mudança!

Durante esta semana, continue com a sua rotina normal e fique atento a todos os itens de plástico que você compra e joga fora. Vá até sua lata de lixo e observe o que tem lá. Quantos resíduos você cria em uma semana? Quais são as embalagens que parecem desnecessárias? Quais poderiam ser evitadas, reutilizadas ou recicladas?

Tome notas, e se você se sentir inspirado em suas descobertas, compartilhe as notas comigo, com amigos, seus companheiros de quarto ou sua família.

Como você se sentiu depois desta semana de observações? Pronto para fazer algumas mudanças? Então bora para segunda semana!


Semana 2: Diga NÃO a sacolas plásticas e canudos.

Evitando sacolas plásticas:

Como um primeiro passo simples, proponho que você diga ativamente não a TODAS as sacolas de plástico quando estiver fazendo compras, então não se esqueça de levas suas próprias sacolas reutilizáveis. “Mas e se eu esquecer?” Bem, é um desafio, então eu diria que você terá que levar todas as suas compras em seus braços como punição e lembrete para não esquecer da próxima vez 😉

Evitando canudos:

Vai sair para tomar uns bons drinks? Então está na hora de exercitar suas habilidades de dizer “…e sem canudo, por favor!”. Pode demorar um pouco para que você se sinta à vontade dizendo isso em voz alta e enfrentando as caras confusas das pessoas, mas depois de uma semana eu tenho certeza que você vai se sentir bem confiante para evitar este curto prazer que mata pobres tartarugas que nem sequer puderam desfrutar de uma coca-cola.


Semana 3: Diga NÃO a garrafas plásticas e copos descartáveis.

Evitando garrafas plásticas:

Se há uma coisa com a qual você pode contar é que vai sentir sede em algum momento do dia e, às vezes, em locais ou situações inesperadas. Então que tal usar essa semana para treinar ter sempre sua própria garrafa reutilizável com você?

Então, em vez de correr para uma loja e comprar outra garrafa de água descartável, você apenas terá que correr para a fonte de água mais próxima e encher sua garrafa (ou pedir no balcão de qualquer loja para que eles te ajudem).

E a melhor parte: É DE GRAÇA. E, é claro, evita que as baleias confundam a garrafa de plástico que você jogou fora com alimentos e morram, e certamente não contribuirá para a acumulação de ilhas de plástico no Pacífico.

Dica: Se você estiver em uma área onde a água da torneira não é segura para beber, NÃO a tome. Em vez disso, procure água filtrada ou fervida. Na maioria dos lugares, no entanto, especialmente na Europa, América do Norte, Oceania e, sim, no Brasil, é seguro reabastecer diretamente da torneira. As chances de você ter uma infecção bebendo água da torneira são menores do que comendo carne contaminada que viajou de outro lugar do mundo para fazer seu hambúrguer.

Evitando copos descartáveis:

Em uma sala de espera e está com sede? Bem, felizmente você tem sua garrafa de água com você, certo? E quanto a esse café, você é realmente um viciado em café e não pode esperar por um café decente?

Devo, infelizmente, apontá-lo para aqueles copos de plástico ou de isopor que estão ali esperando por você para jogá-lo no lixo depois de beber seu ~não tão saboroso~ café. Vamos combinar, café em salas de espera é sempre um pouco estranho, então, que tal esperar e ir em algum lugar com café de verdade mais tarde?

Dica: você pode levar uma caneca com você e encher de café. Eu costumo ter a minha caneca de vidro comigo e ela faz qualquer café ficar um pouco melhor, já que o plástico tem sua maneira única de ter um gosto ruim (e é puro câncer!).


Semana 4: Dê preferência a itens sem embalagens ou sem plástico

Evitando todos os tipos de embalagem:

Lembra de todas as embalagens desnecessárias que você encontrou nas suas lixeiras na primeira semana? Quais são as coisas que você pode encontrar substituições? Aposto que dá pra encontrar azeitonas ainda mais deliciosas à granel e em peso em uma mercearia próxima.

Em vez de ir imediatamente obter o pão processado enrolado em plástico nas prateleiras, que tal trazer seu próprio saco de pano e pegar uns pãezinhos quentes no balcão?

Tem maçãs sem embalagem? Pegue essas e as coloque nos seus próprios sacos de pano também. Além disso, se não há opção dos vegetais que você está procurando sem plástico pode ser porque está fora de temporada e estamos desperdiçando recursos para trazê-los para as prateleiras em sua parte do mundo, então que tal evitar e ajudar a diminuir a demanda?

Evitando pacotes de plástico:

Se ainda assim tem algo que você quer e não consegue encontrar sem embalagem, procure outras opções além do plástico. Arroz em caixa. Suco em vidro. Ervilhas em lata. Se ainda assim, só tem em plástico, pegue o maior!

E não se esqueça de reutilizar ou reciclar as embalagem de maneira correta depois.


Bônus

  1. Tente a cada nova semana adicionar o novo desafio acima do anterior.
  2. Quando pedir algo sem plástico (como “sem canudo, por favor”), mas receber o maldito plástico, você pode educadamente aconselhar oo local que perguntem antes de servir, afinal de contas eles já quase sempre perguntam se você quer limão e gelo, não é mesmo?
  3. Convença um amigo a participar com você, assim fica mais divertido!

E acabou! Como você está se sentindo?

Quando terminar o mês de Julho, avalie como você foi. Em que semanas você teve mais dificuldade? Por que? Quais foram as partes mais difíceis? Onde você pode melhorar? Gostaria muito de saber!

E, é claro, esse desafio é para ser divertido ao mesmo tempo que fazer você se sentir mais consciente e mostrar que, uma vez que começamos e passamos da curva de aprendizado, mudanças simples podem realmente ter um impacto, facilitar a sua vida e melhorar a vida de todo mundo! Eu recomendo que você não perca o foco e continue a aprimorar o que for praticado neste mês.

Um abraço!

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.