Agora que testei algumas receitas de pasta de dente e continuo com todos os meus dentes no lugar já posso compartilhar duas receitas maravilhosas por aqui. Mas primeiro…
Por que fazer a sua própria pasta de dente?
Você deve estar pensando que é simples e obviamente por causa da embalagem plástica (raramente descartada corretamente para reciclagem), e esse com certeza é um fator muito importante, só que além da embalagem algumas pastas de dente possuem microesferas de plástico na sua composição também, ou seja, escovamos os dentes com plástico!
Essas microesferas podem até dar uma sensação maior de limpeza, porém há uma grande chance de algumas delas ficarem presas na gengiva e causar inflamações. E o pior: elas não ajudam em nada na higienização dos dentes, seu uso é meramente estético porque a pasta fica com “aparência” de mais efetiva. [não acredita?]
Essas microesferas são impossíveis de serem removidas do meio ambiente, acabam parando em oceanos e, entre outras complicações, virando alimentação enganosa para pequenos animais marinhos. [saiba mais]
Ainda, algumas pastas de dente possuem ingredientes prejudiciais e até tóxicos para nós e para o meio ambiente, como por exemplo o Triclosan, um pesticida e disruptor hormonal que pode enfraquecer células musculares de nossos organismos e, quando despejado em rios e lagos através do esgoto, promove a seleção de bactérias mais resistentes, causando distúrbios ao habitat e aos animais. [saiba mais]
Acontece que a gente não precisa de nada disso para fazer a higiene bucal, nem de plástico nem de químicos com função estética, simplesmente precisamos manter as bactérias longe, e pra isso, óleo de coco e bicarbonato de sódio são o suficiente.
Tanto o óleo de coco quanto o bicarbonato protegem o microbioma bucal de cáries, placas, gengivite e mau hálito. O óleo de coco é um comprovado bactericida e antiinflamatório natural, e o bicarbonato de sódio fornece uma limpeza mais profunda e ajuda no clareamento dos dentes e remoção de manchas, além de controlar o pH bucal. [mais sobre óleo de coco] [mais sobre bicarbonato de sódio]
Existem muitas variações dessas receitas pela internet, mas essas são as que eu tenho usado e aprovado, uma para deixar em casa e uma para levar com você, onde quer que for.
Receita para ter em casa
2 colheres de óleo de coco sólido
1 1/2 colheres de bicarbonato de sódio
~12 gotas de óleo essencial de menta
2 colheres de chá de stevia ou xilitol (opcional — se você gosta do gosto doce da pasta de dentes)
Misture tudo até formar uma pasta, e está pronto para usar
P.S.: Eu não uso adoçante na minha pois acabamos nos acostumando muito bem com o gosto mais salgadinho do bicarbonato, diria que vale a pena pelo menos testar pra ver como é.
Receita para viagem (em pó)
Esses tempos fomos para a Bélgica e levei meu potinho de pasta de dentes da receita acima. Acontece que, dentro da mala e no calor que estava, o óleo de coco ficou líquido e se separou do bicarbonato e os alojamentos que ficamos não tinham frigobar aí a hora de escovar os dentes virou uma baguncinha… Depois que voltamos descobri a receita ideal para viajar, carregar na bolsa ou mesmo se você mora em um lugar quente e não quer ter que deixar a pasta de dentes na geladeira, segue:
2 colheres de bicarbonato de sódio
~8 gotas de óleo essencial de menta
1 colher de chá de stevia ou xilitol (opcional — de novo, pra dar uma adocicada)
Misturar tudo até ficar um pó seco sem vestígios das gotas liquidas do óleo essencial. Não tenho fotos, mas esse eu armazeno em uma latinha de bala daquelas de farmácia, sabe?
Mas não se engane, nenhuma dessas pastas de dente tem qualquer semelhança com as comuns. Elas não fazem espuma (pela ausência de lauril sulfato de sódio), são mais salgadas, a textura pode ser mais arenosa, principalmente na versão pó e, na outra, a consistência varia com a temperatura por causa do óleo de coco, se estiver muito calor precisa ir um tempo na geladeira, se estiver muito frio precisa derreter um pouco no micro-ondas.
Por tanto, se você gosta da ideia e acredita que vale à pena tenha em mente que haverá uma curva de adaptação, e você poderá editar a sua receita de acordo com o que precisa para se sentir mais confortável, por exemplo, com mais ou menos adoçante e/ou óleo de menta.
Aqui em casa nos adaptamos muito facilmente e hoje acho tão rápido e prático fazer que comprar soa meio absurdo.
“Sinto meus dentes mais brancos e limpos, e aquele bafinho de acordar é quase inesistente, é surpreendente.” – Rafael
Se tem uma coisa que nunca passou pela minha cabeça sobre ser adulto seria que eu estaria feliz da vida fazendo minha própria pasta de dente mas, como diria a minha avó, a vida é uma caixinha de surpresas!
Baaaaah!
Tu acabou de me dar a motivação que faltava 😀
<3 <3 <3 Glad to help!
Eu comprei bicabornato e oleo de coco essa semana exatamente para testar <3
Deu certo!! E senti meus dentes super limpos! ❤
Célia Leite aaaeeee!!! Muito bom saber!!! ❤️
Next: Desodorante?
no próximo capítulo! 😀
Ismar David Meltzer ó a receita da pasta de dente que vocês usaram aqui em casa 🙂
Sim!! Muito boa, Natty!
Pergunta: o bicarbonato é abrasivo, ele remove o esmalte dos dentes (por isso tem um efeito de clareamento), isso não é prejudicial ao longo prazo?
Sim, bicarbonato é muito abrasivo e não é recomendado de jeito nenhum usar todos os dias! Ele é utilizado nas pastas, mas caseiro é diferente porque não sabemos a quantidade exata que não é prejudicial. Na real, amigos dentistas me disseram que o mais importante é a escova e a técnica de escovação (Usem Curaprox ou TePe). E que nem é preciso nada, apenas usar água, mas se quiserem um gostinho, podem usar óleo de coco e hortelã. E uma vez a cada 2 ou 3 meses usar bicarbonato.
Pois é, tem um monte de gente afirmando isso mas ninguém dá fontes confiáveis, pesquisei um monte pra encontrar algo e o mais próximo que cheguei foi isso: http://www.collective-evolution.com/2013/07/11/is-baking-soda-a-good-alternative-toothpaste/ e isso: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19278079
Outra coisa, Brasileiro é que tem essa mania de escovar os dentes 5 vezes por dia, a dica seria usar o bicarbonato somente duas vezes por dia e, se quiser escovar os dentes mais vezes, usar só o óleo de coco 🙂
Aqui tem outro artigo: http://www.newhealthadvisor.com/Is-Baking-Soda-Bad-for-Your-Teeth.html
Na real, acho que vale pelo menos não subestimar a possibilidade do risco.
Tarso Nunes Aires Sim, mas em comparação de risco o uso de fluor, triclosan e lauril éter sulfato de sódio ainda é maior 🙂
Muito bom o artigo Natalia Arsand, o primeiro que vi que tem um approach mais cientifico. Mas ali não deixa muito claro qual a quantidade de bicarbonato que é seguro usar. =/
Glauber Dutra Ramos Pois é, em nenhum dos artigos tem a referência de pesquisa exata, não encontrei nada nas organizações oficiais como a http://www.ada.org/ e no pubmed só aquele que postei ali parecia relevante.
Só pra fechar, todos os testes que encontro apontam que escovar os dentes com baking soda só é mais abrasivo do que escovar com água pura, segundo os testes de RDA (Relative Dentin Abrasiveness), exemplos:
http://dendds.com/uploads/RDA_index.pdf
http://www.williamsonperio.com/wp-content/uploads/2014/07/Toothpaste-Abrasiveness-Ranked-by-RDA.pdf
http://www.lincolndentalcenter.com/relative-dentin-abrasivity-rda
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21290981
Queria saber o final dessa discussão.. pode ou não pode? Tô afim mesmo de me jogar.
Tássia Spinelli de Lima Tassita, segundo os links oficiais que postei ali, eu acho que podemos concluir que bicarbonato ser abrasivo é uma lenda, todos os testes de abrasividade o colocam na posição de “a pasta de dentes menos abrasiva de todas”.
Arrazeux!!! <3
“antibactericida”… D:
“antibactericida”!!!
Eu juro que tentei mas o artigo me perdeu em “antibactericida”
Ok
Arrumei lá, já pode tentar de novo
Nati, to adorando acompanhar o Viva Sustentavel! Parabéns :*
Que legal, Marta Leal, muito obrigada!
argila branca com óleo essencial de menta dizem que é muito bom tb!
Argila branca? Nossa, nunca ouvi esse, vou procurar!
Não sei se você conhece este site: https://www.fromnaturewithlove.com/
Que legal esse site! Você já usou? Me pergunto Se vem embalado em plástico ?
O legal deste site é que ele tem um database com receitas de cosméticos como hidratante, shampoo, sabonete, até maquiagem!
Elaine Lumi Okazaki siiim, muito legal! Mas tem uns ingredientes complexos de encontrar sem plástico eu acho :/
Isso vai ser um desafio com certeza, frascos de vidro não tem problema né? Estou desenvolvendo uma empresa de cosméticos naturais e sustentáveis muita coisa da pra achar em garrafas de vidro, se quiser eu posso te dar uma luz caso você queira fazê-los em casa!
Elaine Lumi Okazaki que demais, adorei essa ideia!!! vidro é lindo <3 vou querer toda essa luz sim, e experimentar os teus produtos!!
Nati é minha referência em sustentabilidade <3 <3 <3 vou tentar fazer essa pasta aí!
eba, obrigada Natália Dutra Silveira ❤️❤️❤️
show essa mistura, experimentei quando da minha visita ai , gostei e realmente senti os dentes mais limpos. Vou preparar essa receita com certeza. Bjs
Nath, fiquei super curiosa, mas depois do comentário de Glauber/Lilian fiquei na dúvida de novo! HELP O.o Sou mega adepta dessas coisas mas preciso de mais coach <3
Bicarbonato + óleo de côco + óleo essencial de tea tree = melhor desodorante evah
Concordo! Leite de magnésia pode substituir o bicarbonato pois algumas pessoas podem apresentar sensibilidade
[…] de dentes em pó Já falei sobre as receitas que uso para pasta de dente e da grande descoberta do pó dental para viagem. É a melhor coisa, […]
[…] Se quiser, a receita de pasta de dente está aqui. […]