Skip to content

Três substituições fáceis para começar a usar menos plástico

Reading Time: 2 minutes

Algumas coisas são mais fáceis de mudar do que outras, mas qualquer tipo de mudança de hábito requer um pouco de esforço até que se torne natural.

Como continuação do post anterior no qual eu falei um pouco da minha relação com sustentabilidade e os malefícios do plástico no meio-ambiente, quero trazer três dicas de rotina que podem ser um chute inicial para uma vida mais sustentável – sem plástico.


Procure por outros tipos de embalagens que não plástico

Quando for ao supermercado, antes de pegar seu produto preferido na estante, olhe ao redor e procure pelas opções que usem vidro, lata, papel ou, melhor ainda, nenhuma embalagem.
leite-condensado molho-de-tomate cogumelos

Dicas da vida real

  1. Na maioria das vezes os produtos em plástico são mais baratos, falei dos porquês no outro post, por isso é bom pesquisar em diversos supermercados para não acabar triplicando o valor das suas compras. De qualquer forma, seguir um estilo de vida sem plástico ainda é um pouco mais caro, infelizmente.
  2. Procurar feiras de orgânicos e armazéns na sua cidade também é uma ótima dica, em alguns lugares ainda é possível encontrar produtos à granel <3 produtos-a-granel

Troque sacolas plásticas por sacolas de pano

Principalmente quando o assunto é produtos in natura e sem embalagem, fica aquela dúvida: mas e a sacolinha? onde vou colocar esses 6 tomates e 8 cebolas?

Ter algumas sacolas na bolsa/mochila todo o tempo facilita quando você está na rua e precisa passar no supermercado, farmácia ou qualquer outra loja. Após o pagamento, lembre-se da frase simples “não precisa de sacola, muito obrigada!”.

sacos-de-pano sacola-ecologica

Dicas da vida real

  1. Não encontrei nenhuma loja no Brasil que venda os sacos para frutas e verduras, mas aí temos uma bela oportunidade de ajudar quem faz! Procure sua costureira e peça para ela fazer para você 🙂
  2. Ou, faça você mesmo! Como fazer seus sacos de legumes, é bem fácil!

 Pare de comprar garrafinhas de água

Sabia que San Francisco, na Califórnia, é a primeira cidade dos Estados Unidos a proibir venda de água em garrafas plásticas? Enquanto essa lei ainda não chega até nós, que tal já começarmos a praticar?

garrafa-reutilizavel

Dicas da vida real

  1. Às vezes, você mora em um lugar onde não dá pra reabastecer a sua garrafa com água da torneira, por isso, acaba comprando água em garrafa. Se esse é o caso:
    1. Tenha um filtro de barro em casa:
      filtro-de-agua-de-barro
    2. Ferva água da torneira, deixa-a esfriar e estoque em garrafas que tiver em casa.
    3. Se ainda precisar comprar água, opte pela garrafa com maior volume:litros-de-agua
  2. Às vezes você vai estar em um restaurante e precisa de água:
    1. Pergunte se a água da torneira é filtrada, se sim, peça um copo desta.
    2. Pergunte se eles tem água em garrafas de vidro, se sim, peça desta.
    3. Se nenhuma das opções está disponível, paciência, mas pelo menos você tentou.

Dica extra: Evite canudinhos!

Peça suas bebidas sem canudo. Se é tão essencial pra você tomar seu mojito com canudo, compre um de aço, vidro ou bamboo e peça ao garçom que use este na sua bebida 🙂

Dicas da vida real

  1. Encontrei os canudos de metal nessa loja Brasileira, porém, o ideal seria comprar um kit que venha com o limpador de canudos, você pode encontrar na Amazon, mas sem entrega no Brasil 🙁

Por fim, comece devagar, mas sempre observando seu comportamento. O que é que você tem comprado? Existe uma opção que substitua?

Não sinta-se culpado por esquecer suas sacolas de pano, paciência, o importante é não desistir e tentar lembrar na próxima vez. Um passo de cada vez e você vai notando como sua rotina muda para muito melhor 🙂

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.